Envelhecimento das Mãos

Como acontece o envelhecimento das mãos?

As mãos, assim como o pescoço, são as áreas do corpo que raramente escondem a idade. O envelhecimento das mãos é tipicamente caracterizado por rugas, perda do volume, flacidez e presença de manchas solares. Este quadro é diretamente relacionado à grande exposição solar, acumulada ao longo de toda a vida, e pelo contato com produtos químicos nas tarefas diárias em casa ou no trabalho.
Hoje, com tratamentos médicos não invasivos ou minimamente invasivos, pode-se obter resultados satisfatórios, de modo a deixar as mãos com aspecto mais saudável e jovial.

Quais as opções de tratamento?

Preenchedores (ácido hialurônico): para mãos emagrecidas e enrugadas, utilizam-se os preenchedores para reposição do volume perdido; com isso, as mãos ficam com um aspecto mais jovem, com menos vasos e tendões aparentes.

Skinboosters: para mãos desidratadas, os produtos a base de ácido hialurônico injetados na derme melhoram a hidratação e elasticidade e aumentam a qualidade e viço da pele.

Ácido-poliláctico (Sculptra®): para mãos envelhecidas e flácidas, o sculptra gera um aumento da espessura da pele e da produção de colágeno dérmico, suavizando as rugas de expressão.

Luz intensa pulsada e peeling quimico: para mãos manchadas, ambos são muito utilizados para eliminar as manchas solares.

Laser fracionado: para mãos manchadas e flácidas, a tecnologia do laser fracionado promove excelentes resultados em eliminar manchas solares e diminuir a flacidez devido à produção de colágeno

Como se prevenir do envelhecimento das mãos?

O principal cuidado é a proteção solar desde os primeiros anos de vida.
O uso de hidratantes na região também é uma boa tática.